30 outubro 2009

De Alagadiços e Areais - Alfinim Ariza e D. Eulália

Alfinim Ariza nasceu debaixo de um cajazeiro, numa tarde fresca, tendo como nome de batismo Alfredo Cícero Ariza, mas a magreza e os olhos aguados fizeram o povo da fazenda de seu pai, o prefeito Sebastião, chamá-lo Alfinim.

O menino não chorou. Soltou no máximo um grunhido para se acostumar ao novo clima e acomodou-se no colo de D. Eulália. O pai gabou-se dizendo que era um cabra-machinho, mas a mãe sabia que era tudo culpa sua, pois chorara todos os dias debaixo daquele cajazeiro um infortúnio amoroso. D. Eulália sabia que chorara toda a alegria do filho antes mesmo dele nascer.

Alfinim virou um menino quieto e pálido que, aos 19 anos, sentou-se ao lado do pai na prefeitura de Alagadiços. Exatos 2 anos antes da Duna chegar a cidade. Porém, era bom apenas em desenhar e assim, fez praças, uma escola, a nova fachada da prefeitura e um jardim. Até que.

Matilda Luísa era uma moça teimosa quando chegou a Alagadiços junto com o pai Aloísio Martaga em um opala preto e hospedou-se na casa de sua tia-avó. Sentava-se todos os dias ao piano perto da janela e tocava músicas populares a tarde inteira até sentar-se para o chá na mesa do jardim. Foi quando Alfinim recuperou a cara de vivo. Ela era a mulher mais linda do mundo e ele passou a desenha-la em qualquer quina de papel.

Na fazenda, o boato dos novos moradores de Alagadiços fez D. Eulália ficar mais tempo sob o cajazeiro. A paixão fulminante de Alfinim não teve lugar na mesa do jantar, mas, uma semana depois, ele confidenciou à mãe que iria pedir a mão de Matilda. Imediatamente ela o proibiu, dizendo que o filho precisava antes conhecer o mundo. No dia seguinte, Alfinim partiu e voltou um ano depois com a Duna já enorme na porta da cidade.


Na mesma noite anunciou o noivado com Matilda Luísa mas a mãe o interrompeu novamente dizendo que ele precisava conhecer melhor as mulheres. O filho saiu calado e voltou seis meses depois tendo conhecido 40 ou 50 moças de família da região e conquistado 9 ou 10 corações. D. Eulália reclamou que ele precisava ter um emprego e Alfinim se candidatou a prefeito e ganhou. Ela disse que ele precisava pensar no futuro, ele comprou uma casa com três cômodos, um berço e um retrato de Matilda na parede da sala e foi ver a mãe.
continua...

Um comentário:

Anônimo disse...

Esperando a continuação.

 

Designed by Simply Fabulous Blogger Templates Tested by Blogger Templates