05 março 2009

Quanto riso, ó!

Quando eu era pequena meu pai me levava para o bloco onde eu jogava confete nos homens vestidos de mulher. Eu nunca fui fantasiada para carnaval nenhum o que me deu, acredito eu, uma certa neutralidade, na hora de apreciar a fantasia dos outros. Desses anos de observação surgiu esse post, justamente no carnaval em que eu me rendi e me fantasiei.

Claro que, existem todas as fantasias legais que o carnaval faz as pessoas inventarem. Mas é fato que existe toda uma semiologia da fantasia de carnaval que não escapa à perspicácia de ninguém. Apresento a tese, então:


Fantasia de criança: batman, homem-aranha, havaiana, gatinho, bailarina, cinderela, Aurora (ôôôô...) e qualquer princesa.

Fantasia de uma peça só - aquela em cima da hora ou para quem não quer se molhar por inteiro na chuva do carnaval. Recorrentes: Arquinhos, óculos de todas as formas e cartolas em forma de chopp. Se divide em uma outra categoria:

Fantasia de Menina: a princesa, a bruxinha-que-é-boa, a fada que sempre se confunde com borboleta. Personagens que se resumem a uma peça: a tiara, o chapéu pontudo, a varinha ou a asa. Para exaltar a feminilidade e disfarçar o fato que todas invariavelmente vão fazer xixi na calçada atrás do carro.

Fantasias coletivas: os homens normalmente escolhem uma camiseta com dizeres engraçadinhos e a útil ferramenta do nome nas costas pra facilitar o approach e a identificação. As mulheres, por outro lado, utilizam as fantasias coletivas com o intuito de tornarem-se mais interessantes dado o fato de que são, na maioria, comprometidas em pleno carnaval. Então, saem todas de árbitros de futebol, coca-cola, meias listradas e bóias de sapo e o nome "sapecas" na camiseta.

Há uma sub-divisão aqui:

Fantasias coletivas em família: o que mais existiu esse ano foi a família pré-histórica.

Fantasia das "malvada": tudo o que tiver rabinho ou orelhas. Coelhas, onças, tigresas, gatas, guepardas... acompanha famoso e sedutora "rááuurrr!!"

Fantasia das "muito malvada": tudo o que tiver chifres e asas nas cores preto ou vermelho. Diaba, Bruxa-má-mesmo, Anja-demoníaca, morceguinha.

A noiva: simples projeção

A fantasia que não é fantasia: chapéu de malandro, galera, é chapéu de malandro! não é fantasia! nem as camisetas de bloco. nem plaquinha escrito "FREE HUGS!" "ME BEIJA OU EU PASSO POR CIMA", etc...

Fantasia da tiazona: não tem. Mas elas são sempre redondas, animadas, suadas, descabeladas e usam cores berrantes. Show a parte.

A fantasia da moda: 2009 foi o ano de Amy Winehouse. Musa do carnaval carioca, a junkie tava era pinto no lixo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei!

Mas é borboleta que se confunde com fada... Porque EU era BORBOLETA! ;)

Anônimo disse...

"Se você fosse sincera, ôôô, magrela", bom nickname, um tanto biologizante mas. Quer dizer que a fúria momesca pegou você de jeito, Mari? Faltou o meu estilo pirata clássico, mesmo sem fantasia, rola esse clima. Bom ver escrevendo de novo, beijo, Rafa, meio arlequim, meio pirrot, meio pepperoni.

Anônimo disse...

hehehe, mal copydesk, meio arlequim, meio pierrot, meio pepperoni.
"Atravessamos o deserto de saara, o sol estava quente e queimou a nossa cara!".

 

Designed by Simply Fabulous Blogger Templates Tested by Blogger Templates