02 dezembro 2006

Esfinges

“Não vou nem te perguntar porque sei que não vou entender. Ninguém entende as mulheres mesmo.”
“Odeio essa história de que ninguém entende as mulheres. Se vocês parassem por um momento de acreditar nisso perceberiam que nós somos de um entendimento bem fácil.”
“Não acredito nisso. Prefiro assim, gosto muito desse mistério das mulheres.”
“Como você é cego... não tem mistério nenhum!”
“Claro que tem! As contradições, as esquisitices, esse negócio de vocês nunca saberem o que querem, se um cafajeste ou um cara bacana, família ou trabalho, carinho ou porrada. Tudo isso. É que nem montanha-russa.”
“Você acredita que toda mulher quer um cara bacana?”
“E não quer?”
“Toda mulher quer um cara que a leia da forma certa. Linhas e entrelinhas. Basta prestar atenção. Bacana é pouco e simplista. Não tem essa de mistério, se vocês percebessem que o único mistério que existe é artificial, cuidadosamente moldado por mãos sensatas e unhas com esmalte... Esse é o mistério divertido e o único que vale a pena ser desvendado. É construído por nós, pura diversão. Para ambos os lados. Qualquer outro mistério é invenção, lenda, uma história que te contaram e contaram pro seu pai e pro seu avô e a todos os homens da sua linhagem até o sapo. E vocês acreditaram.”
“Mas o mistério que vocês constroem é o mesmo no qual nós acreditamos.”
“Esse mistério que você disse, esse de ninguém entender as mulheres, é imposto. Várias mulheres são um pouco perturbadas porque aprenderam que são esfinges, Monalisas, mulheres do brinco de pérola e precisam fazer jus à fama. Elas se enrolam tentando criar uma aura de incompreensão e acabam sem saber o que querem. A vida seria bem mais fácil se os homens acreditassem em mulheres normais, sem segredos. Vocês, homens, prorrogam as nossas esquisitices!”
“Nossa, você consegue tornar o divertido tão teórico. As mulheres adoram ser assim.”
“É verdade, é bem divertido ter que ouvir que as suas reclamações não fazem sentido porque se é mulher, não poder se estressar porque é culpa dos hormônios. Vocês estão confundindo mistério com esquisitice, um nem sempre é o outro. Não sou esquisita nem me esforço pra isso. Mas alguém disse pra uma ruiva canhota da idade média que ela era misteriosa como uma esfinge, ela gostou e cá estou eu, fadada a ser incompreendida! Entendeu?”
“Entendi, mas não acredito que exista uma mulher que não seja esquisita no mundo..”
“Prefere acreditar que nunca vai entender as mulheres?”
“Prefiro.”
“Sabe porque você prefere isso? Porque assim tem uma desculpa para todas as merdas que você faz.”
“Aí que você se engana, não faço merda: abro a porta do carro, dou carinho, atenção, converso, vou ao cinema, elogio o cabelo, discuto relação, leio muito, trepo, transo, fodo. E faço amorzinho. Nenhuma merda.”
“Taí a merda-mor.”
“Não entendi.”
“É porque, no fundo, a única verdade disso é que a maioria de vocês faz merda, mesmo os que fazem tudo certo. Ninguém quer ser um mistério. Já basta a genética humana de nunca nos entendermos com nossos eu-líricos, consciências, egos ou seja lá o nome que você queira dar. A gente já não dá conta de manter a unidade interna, ás vezes é tudo caco ou, no mínimo, uma pontinha lascada. Tudo o que a gente quer do mundo, veja bem, é colo e compreensão. Aí a gente sai pro mundo e a metade dele diz “querida, é assim porque você é mulher. Ninguém entende vocês, se fodam aí. Vivam com isso e não se esqueçam de ensinar às filhas de vocês. Torna o trabalho muito mais fácil.””
“Você é esquisita demais. Tá naqueles dias?”
“Ah, Deus.”

10 comentários:

Stephanie disse...

Você tem me lembrado poesia esses dias. Embora não seja muito a sua praia, vou deixar uma aqui antes de comentar.

NOITE CARIOCA

Diálogo de surdos, não: amistoso no frio. Atravanco
na contramão. Suspiros no contrafluxo. Te
apresento a mulher mais discreta do mundo: essa
que não tem nenhum segredo.

Ana Cristina Cesar

Stephanie disse...

partindo do princípio que todo mundo tem suas esquisitices, a questão é aceitá-las e tentar (sobre)viver com elas.

Tentar transformar as contradições pessoais em mistério, dar uma de "sensível incompreendido" e se fechar num sorriso indecifrável, é conveniente. E quem acredita no imcompreensível não vai entender mesmo.

[como os elogios já foram feitos, vou encerrar por aqui, que esse texto rende muito assunto!]

Você tem se decifrado cada vez melhor!

beijos!

Anônimo disse...

Gostei. Vai ter link para no meu About.

Se quiser, eu tiro. Beijos...

Rafael Leal disse...

Justíssimo, srta. Bandeira.

Quadrissemia cantando.

Beijos!

Selvageria disse...

querida, eu acabei de escrever no blog da outra que não entendo pq vcs não querem ser mistérios. Isso é uma invenção daquela ruiva canhota da idade média, tudo bem, e acabou tomando dimensões monstruosas hoje em dia... mas as mulheres já tomaram para si essa identidade e saem a construir mistérios por aí - nem que sejam de mentirinha, esquisitices. Ou seja, mesmo que vcs neguem essa condição de misteriosas, vocês já o são. E, sem mistério, a vida fica muito mais desinteressante. Porque não aceitar essa aura? É tão doloroso? Não entendo... sou um homem, conheço outros homens e, às vezes, é um saco ser lido tão fácil como um livro... mas consigo imaginar essa angústia de ser sempre a esfinge.
De qq maneira, ótimo post! bjao

Bernardo Tonasse disse...

Adorei, como sempre. Mas você poderia ter botado um rapazola mais inteligente nesse diálogo, hein? Ô serzinho simplório...

Bernardo Tonasse disse...

Mas pior mesmo são os homens que lhes compreendem perfeitamente bem, mas mantêm o jogo do mistério, numa espécie de caridade desnecessária e insultuosa.

Stephanie disse...

Parece que a polêmica do mistério cresce.
Passe no blog do Bê, ele conseguiu levantar novos pontos na questã.

(gostei, apesar da provocação)

beijos

Marcela Bertoletti disse...

Ola!
Adorei o texto, as mulheres sao um misterio msm, mas os homens tb sao mt confusos e isso ajuda a complicar a questao ne?! rsrsrs

Bjos

Mr. Anderson disse...

Nós homens somos simples, veja:
- Enxergamos menos cores;
- Guardamos menos datas;
- "Ligamos" mais rápido (e desligamos tbém);
- Precisamos de pouco para nos agradar...

Somos simples de se entender...

Talvez este "mistério" todo seja a diferença. Creio que se não existisse essa diferença o relacionamento seria muito chato!
Mas vocês, mulheres, podiam facilitar um pouco (rs)

 

Designed by Simply Fabulous Blogger Templates Tested by Blogger Templates